Kuchipudi

           Kuchipudi é uma dança clássica feminina que tem sua origem na vila de mesmo nome, no estado de Andra Pradesh. Concebida por artistas brâmanes essa dança foi durante muito tempo interpretada exclusivamente por homens e com o desenvolvimento e reformulação de seu estilo, hoje já é representa por homens e mulheres, em grupos ou solos. Como uma forma clássica, Kuchipudi ocupa um lugar único entre as danças indianas devido a sua agilidade e vivacidade na  tentativa de conquistar o tempo e o espaço. O movimento rápido e rítmico dos pés é uma de suas principais características. Esta dança conjuga com grande harmonia uma movimentação rica em giros e saltos e histórias de grande expressividade.       
     

        Uma das danças mais populares do repertório de Kuchipudi é chamada de Tarangam onde o dançarino se equilibra nas bordas de um prato de bronze carregando um pote de água na cabeça. Ele se move no palco manipulando o prato com os pés e realizando movimentos com os braços, sem que nenhuma gota de água seja derramada.   
                    
        Originalmente, este estilo data do século XV quando a tradição das devadasis (dançarinas que viviam nos templos servindo aos deuses) estava em decadência. O compositor Siddhendra Yogi encorajou os membros das famílias brâmanes da vila de Kuchipudi a dançar esse estilo com devoção fervorosa. Apesar de se manterem relutantes de aprender essa dança até então relegada às mulheres e  as devadasis, que passaram a ser mal vistas com o passar do tempo, acabaram sendo convencidos por Siddendra que prometeu benção eterna através dessa sagrada forma de arte.Ainda hoje, encontram-se nesta vila, muitas famílias tradicionais que praticam e pregam esta arte com devoção e dedicação.

               Dançarina: Cassiana Rodrigues
(Espaço Carpe Diem)